Manifestos e Comunicados de Imprensa

22/05/16

MANIFESTO DA ADAV-LEIRIA SOBRE O ALARGAMENTO DA LEI DA PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA / “BARRIGAS DE ALUGUER”

A ADAV-Leiria manifesta-se contra a aprovação de alterações à Lei da Procriação Medicamente Assistida (P.M.A.), pela Assembleia da República, no dia 13 de maio de 2016.

Entre outros, esta lei permite:

- alargar o recurso à P.M.A., para além dos casais heterossexuais, os únicos, até ao momento, a poderem recorrer a esta técnica;

- eliminar embriões;

- a gestação de substituição, vulgo “barrigas de aluguer”.

Todas estas alterações implicam mudanças estruturantes ao nível da proteção da vida humana, da família, da maternidade e da paternidade, do superior interesse das crianças, e, por isso, do bem-comum.

Os dilemas éticos provocados por estas alterações legislativas devem ser amplamente debatidos junto da sociedade civil.

Deste modo, a ADAV-Leiria, que se manifesta contra estas alterações, apela ao veto dos diplomas em causa pelo Presidente da República, para que se dê início a um profícuo debate público. Alterações tão profundas na Lei não podem ser feitas sem a devida informação e consulta democrática do povo português.

Subscreve:
A Direção da ADAV-Leiria.


26/01/16



A ADAV-Leiria, associação de solidariedade social, apartidária e não confessional, após comunicar aos grupos parlamentares, no dia 2 de julho de 2015, a sua posição sobre a Iniciativa Legislativa de Cidadãos “Pelo Direito a Nascer”, submetida à Assembleia da República, saúda o Veto Presidencial à lei que revoga "A Lei do Apoio à Maternidade e Paternidade" (Lei n.º 136/2015 de 7 de setembro).

......................................................................................................................................................


Portugal, na pessoa dos deputados, eleitos pelos Portugueses, não pode continuar a promover o aborto, nem a demitir-se do verdadeiro apoio à vida, à mulher e à família. 




Aos Grupos Parlamentares

Ex.mas Senhoras Deputadas e Ex.mos Senhores Deputados,

A ADAV-Leiria, associação de solidariedade social, apartidária e não confessional, que desde 2007 apoia gratuitamente mulheres grávidas, puérperas e suas famílias, em número crescente, e que priva diariamente com as suas dificuldades, tendo tomado conhecimento da Iniciativa Legislativa de Cidadãos “Pelo Direito a Nascer”, vem, por este meio, junto de V. Ex.as, expressar o seu parecer sobre esta iniciativa, tendo por base a sua própria experiência junto das mulheres que nos procuram, muitas vezes em situações de grande debilidade social, familiar, financeira, etc.

Várias têm sido as mulheres que, ao longo destes anos, têm procurado ajuda para levar avante as suas gravidezes, tendo encontrado, por meios diversos, a ADAV-Leiria.

O tipo de ajuda solicitado à nossa Associação é diverso, visto que os problemas detetados são também vários e as necessidades muitas vezes básicas. Com efeito, sem ajuda, seria muito difícil, e, nalguns casos, quase impossível, fazer face às muitas dificuldades com que as mulheres e suas famílias se debatem para ter os seus filhos e os criarem. Sem estas ajudas, muitas mulheres recorreriam ao aborto, pois não teriam outra alternativa. Com ajuda, optam pela vida.

É necessário criar, em Portugal, condições às mulheres e às famílias para não recorrerem ao aborto, e oferecer alternativas a esta calamidade de saúde pública, através de:

a)    consultas sociais onde a mulher seja informada de todos os apoios que existem à maternidade;

b)    consultas sociais que integrem equipas multidisciplinares, sem discriminação dos objetores de consciência, para oferecerem uma alternativa ao aborto, de acordo com cada caso, podendo, desta forma, a mulher optar mais livremente;

c)    consultas sociais em que a mulher grávida possa ser ajudada contra as pressões (familiares, profissionais ou outras) que a levam a fazer um aborto;

d)    reconhecimento claro e formal de que a mulher não pode ser descriminada no trabalho por estar grávida (somos testemunhas de que as mulheres são, hoje, no trabalho fortemente pressionadas para não terem filhos e/ou são prejudicadas por serem mães);

e)    valorização da maternidade durante o tempo de estágio profissional e estudos;

f)     efetivo consentimento informado, através da apresentação da ecografia impressa assinada pela grávida;

g)    fim do aborto “por opção” gratuito;

h)    aumento do tempo de licença de maternidade, com ajuda financeira;

i)      benefícios fiscais, laboriais, etc., para as mulheres e famílias que tenham mais de um filho.
É preciso acabar com a discriminação contra as mulheres que, noutras condições, optariam por ter os seus filhos e não seriam obrigadas a abortar, o que lesa gravemente a sua integridade.
É preciso acabar com o aborto gratuito “por opção da mulher”, sob pena de privilegiar este meio.
Exigimos um Estado com leis e uma atuação inteligente que proteja as mulheres e a vida!
As mulheres e famílias portuguesas, que tantas vezes são empurradas para o aborto por questões económicas, laborais e sociais, merecem mais.
Desta forma, pedimos que, com bom senso, no próximo dia 3 de julho, em discussão plenária da Assembleia da República, seja tida em conta a opinião da nossa Associação junto das mulheres que nos procuram e com quem trabalhamos diariamente, apoiando a Iniciativa Legislativa de Cidadãos “Direito a Nascer”.

Com os nossos melhores cumprimentos,


A Direção da ADAV-Leiria

Leiria, 2 de julho de 2015



COMUNICADO DE IMPRENSA

A ADAV-Leiria, Associação de Defesa e Apoio da Vida, sediada em Leiria, é uma associação de solidariedade social, apartidária e não confessional, que tem como princípio norteador da sua acção a defesa e o apoio da Vida. A acção da Associação assenta no princípio de que toda a Vida merece respeito, amor e acolhimento, que só uma Sociedade e Civilização Dignas, Humanas e de Esperança podem promover.

A ADAV-Leiria tem procurado corresponder a um número crescente de mães e famílias em dificuldades que a ela se dirigem, prestando apoio psicológico, médico, jurídico e social.

Durante o mês de Maio, irá participar na Feira de Maio de Leiria, de 30 de Abril a 22 de Maio, tendo a decorrer, durante esse período, três campanhas:

 
CAMPANHA ADAV-AMIGO: todos aqueles que desejem ajudar a ADAV-Leiria, para além de sócios, poderão ajudar a Associação com 1€/mês.

 
CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FRALDAS DESCARTÁVEIS E ECOLÓGICAS/REUTILIZÁVEIS

 
CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO PARA BEBÉS (PAPAS E LEITE EM PÓ)

 
A Associação agradece a colaboração de todos.

 Leiria, 4 de Maio de 2011


COMUNICADO DE IMPRENSA

A ADAV-Leiria, Associação de Defesa e Apoio da Vida, sediada em Leiria, é uma associação de solidariedade social, apartidária e não confessional, que tem como princípio norteador da sua acção a defesa e o apoio da Vida. A acção da Associação assenta no princípio de que toda a Vida merece respeito, amor e acolhimento, que só uma Sociedade e Civilização Dignas, Humanas e de Esperança podem promover.

A ADAV-Leiria tem procurado corresponder a um número crescente de mães e famílias em dificuldades que a ela se dirigem, prestando apoio psicológico, médico, jurídico e social.

Face às suas dificuldades económicas, pois mantém-se exclusivamente com quotas dos associados e com dádivas, bem como ao número crescente de quantos procuram a Associação, a ADAV-Leiria faz público o seu agradecimento ao Grupo Missionário Ondjoyetu que dinamizará, no próximo dia 19, um espectáculo de solidariedade, Para um Mundo Melhor, cuja receita reverterá a favor da Associação.



Leiria, 16 de Outubro de 2010