Quem somos




ADAV-Leiria, Associação de Defesa e Apoio da Vida, sediada em Leiria, é uma associação de solidariedade social, de apoio à vida, sem finalidade lucrativa, apartidária e não confessional, revestindo âmbito nacional, que, tal como o nome indica, tem como princípios norteadores da sua ação, a defesa e o apoio da Vida, procurando lutar e promover uma cultura da vida.

A ação da Associação assenta no princípio de que toda a vida merece respeito, amor e acolhimento, que só uma sociedade e civilização dignas, humanas e de esperança devem promover.

É em nome do valor universal do direito à vida, consignado pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, que a associação defende a vida dos nascituros, tentando, na medida das suas possibilidades, combater o aborto, e ajudar as mães que ainda vão conseguindo ter a coragem de lhe dizer "não".


MISSÃO, VISÃO E VALORES

A ADAV-Leiria, de acordo com os seus estatutos, assume como princípio básico o valor da vida humana, sustentando que a sua defesa se impõe à razão pelo seu próprio valor, independentemente de qualquer convicção professada, religiosa, política ou outra. Tem como objetivo último apoiar a família, dirigindo a sua ação para a defesa e a promoção da vida humanapugnando pela dignidade da mulher, rejeitando atitudes que atentem contra ela.

Diz o artigo 3.º dos Estatutos da Associação:

1. A ADAV-Leiria tem como fins principais:

a) O apoio à família e a defesa e promoção da vida humana e da dignidade da mulher;

b) Ajudar mães grávidas, puérperas ou com crianças, sobretudo em situações de vulnerabilidade com intervenção subsidiária nos domínios social, jurídico, médico, psicológico e das áreas do emprego e da formação;

c) Ajudar famílias em dificuldades.

2. Como fins secundários, a ADAV-Leiria poderá prosseguir quaisquer outros fins que sejam complementares e compatíveis com os fins principais.


HISTORIAL

Em 1998, realizou-se, em Portugal, o primeiro referendo da despenalização do aborto até às 10 semanas. Nesta altura, várias pessoas tiveram, na região centro do país, um papel importante na campanha deste referendo sobre a legalização e liberalização do aborto, com campanhas de rua e sessões de esclarecimento. Nasceu, neste ano, a ADAV-Coimbra.

Em 1999, um grupo de pessoas, de diversas áreas como da Saúde, do Direito e da Educação, em cooperação com a ADAV-Coimbra, desenvolveu atividades de apoio à mulher grávida, mais circunscrito ao distrito de Leiria, num gabinete gentilmente cedido, na altura, pela Santa Casa da Misericórdia.

Foi em 2005 que se constituiu, em escritura, lavrada no dia 17 de janeiro, a ADAV-Leiria, Associação de Defesa e Apoio da Vida.  

Primeiro logotipo da ADAV-Leiria

A Associação autonomizou-se definitivamente em 2007, vindo a integrar uma das associações do Centro Associativo Municipal de Leiria. Passou a ter um gabinete de apoio, aberto ao público, num horário que se foi alargando progressivamente. Passou a contar com os serviços de Serviço Social, presencial no gabinete e também por contacto telefónico (24 horas).

Este foi o ano que coincidiu com o segundo referendo da despenalização do aborto, em Portugal, para a legalização e liberalização da prática do aborto. A ADAV-Leiria empenhou-se na divulgação de informação, tomando posição pela Defesa da Vida e Dignidade da Mulher.

A ADAV-Leiria defendeu, desde sempre, a vida, a ajuda e o suporte às mães e às famílias, a fim de que não tivessem de ser obrigadas a abortar ou, em alguns casos, as mulheres fossem coagidas a isso, pelos mais diversos motivos. Desta forma, a Associação manteve-se no apoio à família e à mulher grávida.

Procura fazer um trabalho em rede, potenciando as sinergias da comunidade, sendo muitas as entidades e organismos que procuram a Associação, para encaminhando de casos/famílias, mas também são muitas as que são contactadas pela ADAV-Leiria para que os casos apoiados tenham a melhor resposta.

A ADAV-Leiria tem tido participação em eventos diversos do distrito. Tem ainda desenvolvido ações diversas que se orientaram primordialmente ao desenvolvimento de competências parentais, educação de comportamentos, defesa de valores universais. Estas foram alargadas à comunidade, contando com uma participação muito expressiva, designadamente pais, educadores e profissionais da saúde.

A ADAV-Leiria é, desde 2017, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (
IPSS).

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Assembleia-Geral

Presidente
Vice-Presidente
Secretária

Direção

Presidente
Vice-Presidente
Secretária
Tesoureira
Vogais

Conselho Fiscal

Presidente
Vice-Presidente
Secretária